segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Janeiro - Diário Fotográfico, por Vítor Guerreiro:

Mensagem V: Memórias

- A memória permite-nos guardar informação, sendo inconscientemente seleccionada a informação a guardar. Geralmente, temos tendência para guardar os momentos que mais nos tocam, quer de forma positiva, quer de forma negativa. Há quem tenha mais facilidade em recordar os maus momentos e outros os bons momentos, depende da personalidade de cada um. Todavia, haverá sempre uma memória que se perde com o passar do tempo, um capítulo da nossa vida que vai perdendo cor, do qual a tinta vai esbatendo, pois outra qualquer informação ocupou o seu lugar. Para evitar que tal aconteça recorremos, muitas vezes, à arte, pois quer o desenho, a escrita, a gravação de vídeo e a fotografia são formas de arte que nos podem ajudar a recordar momentos da nossa vida.
A fotografia é uma das preferências, no que toca a recordar momentos, pois é disso que se trata a fotografia, capturar momentos, imagens. Imagens estas que terão impactos diferentes em personalidades diferentes, mas para o fotógrafo recordarão sempre aquele momento da sua vida. Assim, para o fotógrafo a fotografia é, não só uma forma de expressão, como também uma maneira de recordar memórias perdidas da sua vida. Recordam-se momentos, sentimentos, imagens, cheiros, sons, ao rever antigas fotografias por nós tiradas.

. Deste modo considero a fotografia como uma forma de conseguir aproveitar, mais prolongadamente, uma fracção de segundo dos momentos da minha vida.